Notícias


Fundações resistem sete meses após aliados de Sartori aprovarem autorização para extinção

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (Semapi-RS) lançou o vídeo As Fundações continuam. O material destaca que as atividades desenvolvidas pelas nove fundações estaduais ameaçadas de extinção seguem em frente, graças à resistência e à dedicação dos servidores públicos e ao apoio das entidades sindicais e da Frente Jurídica em Defesa das Fundações, coordenada pelo Coletivo Jurídico da CUT-RS.

 

O lançamento, no último dia 20, marcou os sete meses depois que a base aliada do governador José Ivo Sartori (PMDB) aprovou, em 20 de dezembro de 2016, a autorização de extinção dessas fundações, da Corag e da Superintendência de Porto e Hidrovias (SPH) em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

 

Desde então, todo dia 20 de cada mês, o Semapi-RS realiza junto com o conjunto dos servidores públicos gaúchos o ato Não Esqueceremos.

 

Assista ao vídeo:

 

Fundações na luta

 

Após liminares obtidas pelos sindicatos, que proíbem a demissão dos servidores sem negociação coletiva prévia, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região está mediando o impasse e, agora, o governo Sartori não consegue se explicar nem mesmo para a Justiça.

 

Até o Procurador Geral do Ministério Público de Contas pediu a suspensão das extinções, alegando falta de fundamentos por parte do governo do PMDB, que abandonou o pretexto da crise financeira após dados comprovarem que não haveria economia com o fim dessas fundações.

 

Fonte: CUT-RS com informações do Semapi

Publicada em 25/07/2017 03:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.