Notícias


Com participação do SINDJORS, FNDC organiza 1º Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) está organizando o 1º Encontro Gaúcho pelo Direito à Comunicação (EGDC), que será realizado em 27 e 28 de outubro, em Porto Alegre. O evento, que tem o apoio da CUT-RS e participação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), é uma iniciativa do Comitê Gaúcho da FNDC.

 

O objetivo é promover um evento regional, a partir das três importantes edições nacionais promovidas pelo FNDC. As duas primeiras aconteceram no Recife (PE), em 2012, e em Belo Horizonte (MG), em 2015. A terceira ocorreu de 26 a 28 de maio deste ano nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), com o tema Denúncia de violações à liberdade de expressão, calar jamais, em defesa da democracia.

 

Os encontros contaram com a participação de jornalistas, radialistas, comunicadores em geral, pesquisadores, professores, estudantes, entidades sindicais, associações e movimentos sociais, dentre outras representações.

 

Parcerias

 

Na última quarta-feira, dia 16, a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC se reuniu com a vice-diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), professora Ilza Maria Tourinho Girardi. Estiveram presentes o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, o presidente do SINDJORS, Milton Simas, e a jornalista do Sindicato dos Servidores Públicos do RS, Kátia Marko.

 

“Além da excelente acolhida, abrimos um diálogo para firmar uma parceira com a Fabico para sediar esse primeiro encontro do gênero no Rio Grande de Sul, neste momento difícil que atravessamos, onde sobra manipulação da mídia e violações aos direitos dos profissionais, enquanto falta democracia, pluralidade e liberdade de expressão na comunicação”, destaca Ademir.

 

Nas próximas semanas, o Comitê Gaúcho do FNDC irá se reunir para buscar novas parcerias, definir os próximos passos e construir a programação do encontro.

 

Reunião do Coletivo de Comunicação da CUT-RS

 

A organização do EGDC será um dos assuntos em pauta a reunião do Coletivo de Comunicação da CUT-RS, que ocorrerá no próximo dia 1º de setembro, às 14h, na seda da entidade.

 

“Queremos envolver desde já os sindicatos e federações filiadas à CUT na preparação do EGDC, pois a comunicação tem que ser assumida como prioridade pelo movimento sindical para resistir aos ataques e enfrentar a onda de retrocesso dos golpistas”, enfatiza o dirigente da CUT-RS.

 

A reunião é aberta aos dirigentes sindicais, especialmente os responsáveis pela área da comunicação, e aos profissionais de imprensa das entidades filiadas.

 

Calar Jamais!

 

O FNDC também encabeça e apoia a campanha Calar Jamais. Lançada em outubro do ano passado, ela é fruto da parceria entre diversas organizações da sociedade civil e recebe denúncias de violações da liberdade de expressão em uma plataforma digital.

 

Assista ao vídeo:

 

 

Fonte: CUT-RS com FNDC

Publicada em 18/08/2017 03:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.