Notícias


Aberto 36º Congresso Estadual dos Jornalistas

A abertura do 36º Congresso Estadual dos Jornalistas, na noite desta sexta-feira, dia 7, foi marcada por manifestações sobre a importância de falar sobre liberdade de expressão quando o papel do jornalista está em debate. Com o Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre praticamente lotado, representantes de entidades ligadas ao jornalismo e de órgãos públicos apontaram suas perspectivas dentro do debate sobre o tema “O jornalista, o jornalismo e a democracia”.

 

O presidente a Associação Riograndense de Imprensa João Batista de Melo Filho destacou que, no exercício da profissão, a ameaça à liberdade de expressão é constante. O jornalista Thiago Ribeiro, representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, salientou a importância de discutir sobre os rumos da comunicação, nesse momento em que se exige do jornalista o cumprimento de múltiplas funções. Representando o Governo do Estado, a jornalista Carine Prevedello falou sobre a necessidade dos órgãos públicos estarem atentos à comunicação e ao jornalismo.

 

Para o Professor Garcia, presidente da Câmara, o trabalho do jornalista é importante para todos os setores da sociedade. O vereador agradeceu a escolha do legislativo municipal como ponto de encontro dos profissionais da comunicação. Representando a Fenaj, o jornalista José Carlos Torves disse esperar que os colegas de profissão saiam deste congresso com novas propostas que possam enriquecer a atuação do jornalista.

 

Para dar início às atividades do congresso, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) Milton Simas falou sobre a preparação para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece entre os dias 2 e 6 de abril em Maceió. Ao saudar a presença dos colegas no plenário, o presidente salientou o trabalho que vem desenvolvendo sob a gestão da atual diretoria. “Desde quando assumimos muitos desafios e obstáculos têm aparecido, como é caso da campanha salarial, que se arrastou por dez meses até o fechamento”, destaca.

 

Milton Simas fala das ações do sindicato e convida para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas (Foto: Luiz Avila)

O dirigente também destacou a aproximação do sindicato com os estudantes de jornalismo e com o interior do estado, buscando novos colegas atuantes para fortalecer a classe. “O sindicato é de toda a categoria, que tem que se aproprias dele para trazer conquistas aos colegas. A categoria é o alicerce para o suporte do sindicato”, ratificou Simas.

 

Antes do início da primeira palestra, um momento foi reservado à apresentação do curso de Pós Graduação Gestão da Informação em Mídias Sociais, que será oferecido pelo SINDJORS a partir de junho deste ano. Na sequência, os participantes do congresso puderam acompanhar a palestra do jornalista e escritor Mário Magalhães.

 

Fonte: Imprensa/SINDJORS

Publicada em 08/03/2014 11:53


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.