Notícias


Assembleia na Delegacia Regional de Pelotas busca alternativas para crise do Sindicato

Jornalistas da região sul se reuniram em assembleia extraordinária, nessa quinta-feira, dia 14, na Delegacia Regional de Pelotas, para falar sobre a atual crise financeira enfrentada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS).

 

O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Milton Simas, ao lado dos diretores Beto Azevedo e Gabriel Ribeiro, do tesoureiro Robinson Estrásulas e da delegada regional Michele de Carvalho Ferreira.

 

“Apresentamos a documentação referente à situação financeira do Sindicato e dialogamos na tentativa de buscar uma alternativa para minimizar os impactos”, ressalta Simas. “Por causa da gravidade da situação, mencionamos a possibilidade de vender a sede da delegacia de Pelotas, proposta não recebida com bons olhos”, acrescenta.

 

A situação econômica do SINDJORS tornou-se alarmante após o Grupo RBS descumprir uma das cláusulas do acordo coletivo vigente. Desde abril, a empresa de comunicação não repassa o valor referente à taxa negocial.

 

Conforme o acordo coletivo, que vigora até maio de 2018, fica assegurado o desconto de uma contribuição a título de taxa negocial, correspondente a três dias de salário, sendo meio dia a cada dois meses, em favor do sindicato da categoria. O desconto incide sobre os salários pagos aos jornalistas abrangidos pela Convenção Coletiva de Trabalho, nos termos do inciso IV do art. 8º da Constituição Federal e conforme fixado pela Assembleia Geral.

 

Além disso, o grande número de cancelamentos da taxa confederativa e a aprovação da reforma trabalhista, que acaba com a contribuição sindical, tornam o cenário mais difícil. “Também falamos sobre a possibilidade de ter chamada extra na mensalidade e fazer um empréstimo bancário. A categoria ficou de analisar o quadro e apresentar alternativas”, diz Simas.

 

Assembleia extraordinária na capital

 

Neste sábado, dia 16, em Porto Alegre, ocorre assembleia geral extraordinária, às 9h30, no Semapi-RS (Rua General Lima e Silva, 280).

 

O encontro discutirá a reforma trabalhista, com a presença do advogado Antonio Carlos Porto Jr., a situação financeira da entidade e a conveniência ou não de realização de congresso estadual para alteração estatutária.

 

Imprensa / Sindjors

Publicada em 15/09/2017 03:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.