Notícias


Assembleia com jornalistas do Grupo RBS não é realizada por falta de quórum

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) marcou para terça-feira, dia 19, uma assembleia geral extraordinária com jornalistas do Grupo RBS. O encontro, que seria realizado no auditório do Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), tinha o objetivo de abordar o descumprimento por parte do Grupo RBS do acordo coletivo, a situação financeira da entidade e a autorização para taxa de contribuição revertida ao Sindicato. Todavia, não ocorreu por falta de participação de jornalistas.

 

“É uma pena que tenha aparecido apenas um jornalista. Nosso cenário é muito ruim e mesmo assim não conseguimos mobilizar as pessoas”, lamenta o presidente do SINDJORS, Milton Simas.

 

 A situação econômica do Sindicato tornou-se alarmante após o Grupo RBS descumprir uma das cláusulas do acordo coletivo vigente. Desde abril, a empresa de comunicação não repassa o valor referente à taxa negocial.

 

Conforme o acordo coletivo, que vigora até maio de 2018, fica assegurado o desconto de uma contribuição a título de taxa negocial, correspondente a três dias de salário, sendo meio dia a cada dois meses, em favor do sindicato da categoria. O desconto incide sobre os salários pagos aos jornalistas abrangidos pela Convenção Coletiva de Trabalho, nos termos do inciso IV do art. 8º da Constituição Federal e conforme fixado pela Assembleia Geral.

 

Imprensa / Sindjors

Publicada em 21/09/2017 03:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.