Notícias


Abordagem do suicídio nas mídias impressa e eletrônica será tema de capacitação

A programação do Setembro Amarelo no Rio Grande do Sul terá como atividade de encerramento a capacitação Calar ou noticiar? Como abordar o suicídio na mídia e redes digitais. Marcado para esta quinta-feira, dia 28, das 14h30 às 17h45, o encontro é voltado a jornalistas, assessores de imprensa, publicitários, relações públicas e estudantes de semestres finais de faculdades de Comunicação.

 

O objetivo da ação é buscar orientar e sensibilizar profissionais e acadêmicos em formação sobre o correto tratamento da complexa questão do suicídio e sua divulgação. Promovida pelo Comitê Estadual de Promoção da Vida e de Prevenção ao Suicídio, Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) e Centro de Valorização da Vida (CVV), a capacitação ocorre na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), apoiadora do evento junto com a Secretaria Estadual da Saúde.

 

Médica sanitarista e voluntária do CVV, Alethea Sperb explica que a ideia é sair do formato tradicional de um curso, mesclando falas ao vivo com participações gravadas de jornalistas envolvidos com a temática, além da realização de uma oficina prática de redação sobre o assunto em pauta, onde profissionais da saúde e membros do CVV presentes se dividirão como fonte de informação durante o exercício.

 

O mal leva um brasileiro à morte a cada 45 minutos, sendo registrados seis suicídios a cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Sul aparece com a maior taxa, atingindo 10,4 mortes a cada 100 mil habitantes. Há cidades gaúchas que superam o coeficiente de 50 óbitos a cada 100 mil habitantes, acima da maior taxa mundial, da Guiana, de 44,2/100 mil habitantes. Três gaúchos morrem a cada dia da doença, sendo que o interior do RS concentra a maior taxa de suicídio.

 

“O estigma de que não se pode falar sobre morte auto-infligida é o que mais atrapalha a tomada de medidas que impeçam a tragédia. Discutir o tema, quebrando com o tabu que ronda o assunto, é o caminho para combater esse problema de saúde pública. Os comunicadores têm papel fundamental na quebra desse paradigma”, comenta a coordenadora do Comitê Estadual, Andréia Volkmer.

 

Serviço

Calar ou noticiar? Como abordar o suicídio na mídia e redes digitais

Data: 28 de setembro (quinta-feira)

Horário: 14h30 às 17h45

Local: Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) – Sala 21 – Porto Alegre

Realização: Comitê Estadual de Promoção da Vida e de Prevenção ao Suicídio, Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) e Centro de Valorização da Vida (CVV)

Apoio: Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Amrigs e Anahi Fros Comunicação

Inscrições: https://goo.gl/zHSNam

Informações: comitesuicidio@saude.rs.gov.br - (51) 3901.1070

aprs@aprs.org.br – (51) 3024.4846

comunica.anahi@gmail.com – (51) 99849.6380

 

Fonte: Anahi Fros

Publicada em 27/09/2017 03:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.