Notícias


Em assembleia, categoria aprova mudanças no estatuto do Sindicato dos Jornalistas

Em assembleia extraordinária do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), realizada na manhã de sábado, dia 21, na Assembleia Legislativa do RS, a categoria votou a alteração de diversos itens do estatuto da entidade.

 

“São três grandes temas para alterações. A questão da forma de sustentação da entidade; a simplificação do estatuto; e a incorporação de formas mais modernas de interação, como votação online”, elucidou o assessor jurídico do SINDJORS, Antonio Carlos Porto Jr.

 

Antes do início da votação, o presidente da entidade, Milton Simas, falou brevemente sobre o atual cenário financeiro: “Um dos pontos da reforma trabalhista é o fim da contribuição sindical. Para ter ideia, neste ano recebemos R$ 90 mil, que em 2018 não teremos mais. Além disso, o STF decidiu, em um caso específico de outro sindicato, que a taxa negocial deve ser descontada apenas de associados. Com base nisso, a RBS já deixou de nos repassar R$ 120 mil. As demissões nas empresas também refletiram em nosso sindicato”.

 

Simas também ressaltou os vários cortes já feitos nos gastos do SINDJORS, como a suspensão do funcionamento de Delegacias Regionais e fim da circulação impressa do Versão dos Jornalistas.

 

Para a votação, os presentes receberam uma cópia do estatuto que está em vigor e do novo, com destaque para todas as alterações propostas, que foram submetidas para apreciação ponto a ponto.

 

A ênfase foi para a criação de assembleias de sustentação financeira, que serão convocadas especificamente para aprovar contribuições de todos os integrantes da categoria profissional, sendo aberta para associados ou não. Outro ponto sensível foi a mudança na regra de aprovação de venda de bens imóveis da entidade.

 

O próximo passe será a elaboração do texto final, que será publicado posteriormente no site do SINDJORS.

 

Imprensa / Sindjors

Publicada em 21/10/2017 02:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.