Notícias


Jornalista é demitido da Rádio Universidade após criticar ações da prefeitura de Pelotas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul vem a público manifestar o repúdio ao desligamento do jornalista Edson Luis Planella, da Rádio Universidade de Pelotas, ocorrido na segunda-feira, dia 18. “Não desejamos ter poderes para contestar as políticas administrativas e de recursos humanos dos veículos de comunicação, mas se submeter a pressões políticas é ferir a democracia e silenciar”, afirma o presidente Milton Simas.
 
Funcionário há 20 anos da RU, Planella escreveu em seu perfil no facebook que “durante a semana passada o então diretor da emissora Padre Plutarco sofreu uma pressão muito grande da reitoria da UCPel para que me demitisse porque alguns “capangas” da senhora prefeita estavam incomodados. Restabeleci no jornalismo da RU a liberdade de expressão, com voz a todos os setores com equilíbrio e ética, independente de ideologia, o que aprendi nos bancos acadêmicos com excelentes mestres da própria UCPel. Não sou o primeiro que sofre sanção dentro da história da atual reitoria, e nem o único da imprensa, desde que a atual sigla detém o poder da cidade, e que um jornalista estabelece e impõe ações, comportamentos e opiniões. Não sou venal, não tenho preço, não sou mercadoria.”
 
A situação vivenciada e sofrida por Planella é preocupante. O município, que é administrado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), não merece tais atitudes. “Quando detentores de cargos públicos não conseguem conviver com críticas da imprensa e buscam resolver de forma autoritária, entendemos que a democracia é que acaba sendo atingida. Não foi um colega, mas o exercício do jornalismo livre e independente”, avalia Simas. 
 
“A prefeitura venceu, é venceu sim”, escreveu Planella. Entendemos que não é uma vitória para se comemorar, mas para nos envergonharmos.  O Sindicato dos Jornalistas mais uma vez lamenta a decisão da Rádio Universidade e se coloca à disposição do jornalista demitido.
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 19/12/2017 02:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.