Notícias


Com aval da Câmara, Prefeitura abre a porteira para ter uma comunicação sem qualificação

A ‘deforma’ administrativa encaminhada pela Prefeitura de São Leopoldo, comandada pelo prefeito Ary Vanazzi (PT),  foi aprovada por 10 votos a dois pela Câmara de Vereadores na noite de quinta-feira, dia 21. Como o Executivo possui maioria no Legislativo, não obteve dificuldades em ter sua demanda aprovada. 
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) encaminharam na quinta-feira, dia 21, ofício para a presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, Edite Lisboa, protestando contra irregularidade na redação das exigências para dois cargos na área de Comunicação Social na cidade do Vale do Sinos. Conforme o documento, o Projeto de Lei que altera a lei nº 7910/2013, que dispõe sobre a organização e estrutura do poder executivo, indica que para as funções de Superintendente de Comunicação e de Assessor(a) de Radiojornalismo  o requisito oferece  como opção o “registro profissional como Jornalista há pelo menos cinco anos”. Um retrocesso.
 
 Foi aprovada uma única emenda,  que prevê a exigência do diploma para os cargos de jornalista, mas não foi alterada para o cargo de superintendente. “É uma contradição total. Que abrissem logo a porteira e deixassem todos sem a obrigatoriedade do diploma. O prefeito Vanazzi entrega o galinheiro aos cuidados da raposa. “Como um CC sem a devida formação vai comandar uma equipe de jornalistas profissionais diplomados e concursados? A comunicação perde em credibilidade e deixa de ter o respeito e reconhecimento de nossa entidade”, afirma o presidente Milton Simas. 
 
O prefeito também desrespeita a Unisinos, a Ulbra e a Fevale, instituições que oferecem o curso de jornalismo na região. “Trata-se de afronta para acomodar seus amigos”, completa  o presidente.
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 22/12/2017 02:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.