Notícias


Trabalhadores transformarão Porto Alegre na capital da democracia dia 24 de janeiro

Em reunião da Executiva da CUT-RS, realizada nesta quarta-feira (10), na sede da entidade, ficou evidenciada a disposição dos movimentos sindical e social de transformar Porto Alegre na capital da defesa da democracia e dos direitos entre os dias 22 e 24 de janeiro. Segundo relatos das representações de diversas categorias presentes ao encontro, estão sendo organizados comitês, grupos de trabalho, blocos de resistência e outras iniciativas, em diferentes regiões do RS, com o objetivo de promoverem ações em defesa da democracia e do direito do ex-presidente Lula concorrer à presidência da República na eleição de 2018. Muitos grupos devem estar em Porto Alegre para participar da vigília, que inicia no dia 23 e se estenderá até o final do julgamento, marcado para o dia 24, a partir das 8h30. 
 
O julgamento acontecerá no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em frente ao Parque da Harmonia. Nesta data acontece o julgamento do recurso do ex-presidente Lula no processo referente ao caso do tríplex do Guarujá (SP), a partir de decisão do juiz Sérgio Moro, de primeira instância que o condenou sem provas porque não tem o crime.
 
Em sua fala, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou a importância da participação e a responsabilidade de cada um no que definiu como um momento histórico. “Os olhos do mundo estarão em Porto Alegre e será um momento importante para desmascarar setores do judiciário e da mídia que atuam como verdadeiros militantes políticos a serviço dos tucanos e do capital, com o claro objetivo de dar continuidade ao golpe implantado no Brasil para atacar e retirar direitos trabalhistas, fazer a reforma da previdência e retroceder nos programas sociais que estavam fazendo a diferença para milhões de brasileiros”, pontuou ele. Segundo Claudir, a organização tem sido no sentido de realizar mobilizações pacíficas, dentro do direito legítimo de se manifestar livremente, previsto na Constituição.
 
Golpe contra a democracia
 
Para o dirigente, Lula tem sido vítima de uma brutal perseguição política, vem sendo condenado sem provas, num processo que escandaliza e envergonha juristas renomados no Brasil e no mundo. “Um processo que rompe com os fundamentos do direito, ignora a Constituição e que está recheado de ilegalidades promovidas por agentes públicos, para levar a cabo um projeto que está conduzindo os trabalhadores e o povo à miséria, entregando as nossas riquezas e fazendo o país retroceder mais de 100 anos nos avanços conseguidos na era Lula/Dilma”, avaliou.
 
Nespolo lembra, ainda, que independente de ser ou não o ex-presidente Lula, há na condução da Operação Lava Jato e no processo uma indiscutível violação do direito de uma pessoa ser candidata, baseada em provas sem consistência, a partir de “convicções”, o que é um verdadeiro atentado contra a legalidade e legitimidade. “Um verdadeiro golpe contra a democracia”, acrescentou.
 
Panfleteação em todo o Estado
 
A extensa agenda de atividades inclui importantes ações preparatórias para os dias 22, 23 e 24 de janeiro. Desde a segunda-feira (8), por exemplo, iniciou um calendário de panfleteações de material da CUT-RS em diversas cidades do Estado, esclarecendo sobre o processo contra Lula e a sua relação com as reformas do Temer, entre elas a da previdência, prevista para ser votada dia 19 de fevereiro. O material está sendo distribuído nas portas das fábricas e outros locais públicos, como estações de trens, pontos de ônibus e espaços de grande circulação de pessoas. Veja aqui o material.Comitê popular santana do livramento
 
Movimentos sociais e organizações comunitárias também estão se organizando, a partir de plenárias em bairros, para realizarem atividades nestes dias, especialmente no dia 24, marcando a data como um dia de defesa da democracia e do direito do povo escolher seus representantes, a partir da lógica de que eleição sem Lula é fraude, já que não há provas para a condenação do ex-presidente. Para o presidente da CUT-RS, a iniciativa demonstra o envolvimento da população no processo e evidencia que o povo está acordando para o golpe e para as manobras que têm sido articuladas para condenar o ex-presidente Lula.
 
Grande plenária dia 17
 
Durante a reunião foi ainda destacada a grande plenária da CUT-RS com os sindicatos para organizar a reta final das manifestações. A atividade será às 9 horas, no Sindipolo (Avenida Júlio de Castilhos, 56, 8º andar), em Porto Alegre. A participação de todos os envolvidos neste encontro é fundamental.
 
Vakinha solidária
 
Outro ponto tratado na reunião foi a necessidade de solidariedade entre os trabalhadores, para possibilitar a participação de todos os setores nas atividades. Além de iniciativas como organização de comitês e de caravanas, foi reiterada a importância da participação na vakinha virtual, da Frente Brasil Popular, com objetivo de arrecadar recursos para dar estrutura às manifestações. As doações podem ser feitas no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/em-defesa-da-democracia-e-de-lula-ser-candidato-fbp-rs
 
Agenda de atividades
 
12 DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA
 
Dia de Panfleteação – Das 6h às 8h, nas estações do Metrô e das 16h às 19h, na Rodoviária e Terminais de ônibus.
 
13 DE JANEIRO – SÁBADO
 
Dia Nacional de Mobilização e lançamento dos Comitês em Defesa da Democracia e do direito de Lula concorrer – a partir das 15h, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.
 
22 DE JANEIRO – SEGUNDA FEIRA
 
9h – Conferência Internacional dos Partidos de Esquerda em Porto Alegre, na FETRAFI
 
18h- Grande ato com Juristas em defesa da Democracia em Porto Alegre
 
23 DE JANEIRO – TERÇA-FEIRA
 
9h – Plenária das Mulheres pela Democracia com Dilma em Porto Alegre, na FETRAFI (veja aqui)
 
14h – Abertura do FSM em Porto Alegre no Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa do RS
 
16h – Concentração para a Grande Marcha na Esquina Democrática (Centro de Porto Alegre) e Ato político cultural no acampamento da resistência
 
24 DE JANEIRO – QUARTA-FEIRA
 
Vigília e ato público em frente ao TRF4
 
Mais informações sobre as atividades podem ser encontradas também no site www.comlulaempoa.com.br
 
Fonte: CUT-RS
Publicada em 10/01/2018 02:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.