Notícias


Diretora do SINDJORS recebe Troféu Márcia Santana em sua primeira edição

Vera Daisy Barcellos é destaque como uma das primeiras mulheres negras a trabalhar na cobertura esportiva no Rio Grande do Sul. Desde jovem, luta por condições mais humanas a mulheres e negros. Em 2007, ingressou na Rede Feminista de Saúde, instituição que se dedica a garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. A jornalista é, ainda, uma das idealizadoras do Núcleo das Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero e integrante do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS).

 

Esses motivos proporcionaram a Vera Daisy, segunda vice-presidenta do SINDJORS, uma homenagem na primeira edição do Troféu Márcia Santana. Em solenidade do Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, dia 13, Vera e outras sete mulheres foram agraciadas com o prêmio, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). São elas Emília Teresinha Xavier Fernandes, Enid Diva Marx Backes, Sandra Maria Sales Fagundes, Sônia Saraí Soares (in memorian), Maria Beatriz Kern, Maria José Silva Diniz e Télia Negrão.

 

A distinção será entregue anualmente, no mês de março, às mulheres gaúchas que se destacam nas mais diversas áreas de atuação em defesa dos direitos das mulheres e meninas no Rio Grande do Sul. As homenageadas são indicadas por uma Comissão Especial, formada pelas Secretarias de Políticas Para Mulheres, Cultura e da Justiça e dos Direitos Humanos, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), e pelo Comitê Rede Lilás. O troféu leva o nome da Assistente Social Márcia Santana, primeira titular da SPM, falecida no dia 13 de março de 2013.

 

 

Fonte: Imprensa/SINDJORS com informações da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Publicada em 14/03/2014 18:26


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.