Notícias


Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre elege suas representantes ao Condim

As entidades que irão compor o Fórum Municipal da Mulher  e o  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), mandato 2014 – 2016, foram eleitas na tarde desta segunda-feira, dia 24. Em encontro no auditório da Fecosul, a plenária contou com a participação de  organizações de diferentes segmentos, todas qualificadas para participar do processo. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) também participará da representação no Fórum, através das colegas Clarissa Colares e Nilza Scotti.
 
Ficou agendada para o dia 7 de abril, às 18h, na Fecosul, a Plenária conjunta com as representantes do governo municipal para se compor o Conselho Pleno e eleger a comissão executiva do Condim. Após a votação, o público debateu as dificuldades vividas atualmente pelos movimentos de mulheres em Porto Alegre.
 
Sobre as representantes do Sindicato
 
Clarissa Colares é diretora do SINDJORS e integrará pela primeira vez o Fórum e o Conselho Municipal da Mulher. “Sempre considerei fundamental questionar os diferentes tipos de discriminação relacionados á questão de gênero”, destaca. Na época da faculdade, a jovem atuou como voluntária na ONG Maria José, em Esteio-RS, que buscava resgatar a autoestima, orientar e promover a autonomia das mulheres participantes. Já tendo atuado também como delegada do Orçamento Participativo e delegada regional do SINDJORS, Clarissa encara a participação no Fórum como um desafio, onde pretende colaborar com a defesa da aplicação das políticas públicas para mulheres, “além de poder pensar projetos conjuntos a serem desenvolvidos pelo Sindicato dos Jornalistas em parceria com o Fórum e Conselho Municipal da Mulher”, conclui.
 
Nilza Scotti integra o Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero e já havia participado de algumas reuniões do Fórum em 2011, mas é agora que poderá atuar nesta instância responsável por fiscalizar a aplicação das políticas voltadas para as mulheres pelo município. “É importante estar em um espaço onde se batalha pelo reconhecimento dos direitos humanos da mulher”, avalia Nilza, que atuou na assessoria de imprensa da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, onde teve a oportunidade de participar de reuniões e atividades ligadas ao feminismo. “Acredito que, com a nossa participação, seja possível batalhar por alguma mudança na tendência que os veículos de comunicação têm de mostrar a mulher de maneira negativa” ressalta.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 26/03/2014 16:48


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.