Notícias


Novo Parque de Transmissores da Fundação Piratini é inaugurado

 
Inaugurado na manhã desta quinta-feira, dia 27, o novo Parque de Transmissores da Fundação Piratini, localizado no Morro da Polícia, em Porto Alegre. O ato também marcou o início oficial da transmissão da TVE em tecnologia digital e em alta definição, além da instalação dos novos transmissores da TV e FM Cultura.
 
Os investimentos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a aquisição, unicamente, dos novos transmissores e obras estruturais no Morro da Polícia somaram R$ 2,5 milhões.
 
Para o presidente da Fundação Piratini, Pedro Luiz da Silveira Osório, a construção do novo Parque de Transmissores é “um símbolo de uma ação da sociedade civil organizada e do Estado agindo conjuntamente”. Osório ainda lembrou as dificuldades enfrentadas anteriormente pela TVE e FM Cultura e salientou o engajamento dos servidores, sindicatos, do Conselho Deliberativo da instituição e dos movimentos pela democratização da comunicação para que as emissoras públicas continuassem funcionando. 
 
Os novos equipamentos garantem que a TVE transmita o sinal digital e em alta definição para 4 milhões de gaúchos de 60 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) e proximidades. A rádio FM Cultura também terá seu alcance ampliado para a mesma área de abrangência, que agora têm a possibilidade de sintonizar a emissora pública pela frequência 107,7 MHz. A FM Cultura também pode ser ouvida por meio de outros dispositivos, como celulares, tablets, smartphones e pelo site www.fmcultura.com.br, de qualquer lugar onde haja conexão com a internet.
 
Também estiveram presentes no ato o governador do Estado Tarso Genro, o ex-governador Olívio Dutra, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Milton Simas, e o secretário estadual de Comunicação, João Ferrer.
 
Como sintonizar a TVE digital
 
Para sintonizar o sinal digital aberto da emissora pública do Estado, é necessário que o telespectador selecione o menu de TV digital (os que não têm reconhecimento automático) e realizem uma nova busca.
 
O canal da TVE no sistema digital é o 30, porém, os aparelhos interpretarão a informação mostrando o canal 7.1. Para os televisores que não possuem uma antena acoplada, é necessária a instalação de uma antena. Confira instruções abaixo:
 
- Em Porto Alegre, deve-se utilizar antena interna. Fora de Porto Alegre, deve ser usada antena externa. Para captar o sinal digital da TVE, pode-se utilizar uma antena tipo LOG periódica, direcional, tendo que ter sua parte frontal (mais fina) apontada para a origem do sinal (Morro da Polícia, no caso de Porto Alegre).
 
- Em situações onde o local de recepção seja próximo ao local de origem do sinal, pode ser utilizada a antena interna. Havendo dificuldade para captação do sinal, é recomendável posicionar a antena em locais como sacadas ou áreas de serviço (protegidos).
 
- Considera-se como próximo ao local de geração a cidade de Porto Alegre e os municípios da Região Metropolitana, de onde se possa avistar o Morro da Polícia com facilidade.
 
- Outra forma de captar o sinal da TVE Digital é por meio do ONE-SEG, serviço destinado aos aparelhos móveis: celular, GPS, tablets, entre outros. Usando a Net, a TVE pode ser sintonizada pelo canal 7.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS com informações da Fundação Cultural Piratini
Publicada em 27/03/2014 17:42


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.