Notícias


Respeito à mulher mobiliza sociedade

Uma ação conjunta de entidades ligadas aos direitos das mulheres resultou em uma atividade hoje, dia 4, na Esquina Democrática, centro de Porto Alegre. Com o objetivo refletir a indignação da sociedade aos atos de violência praticados contra mulheres e o preconceito de gênero explícito na pesquisa divulgada na última semana pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, várias pessoas aderiram à campanha iniciada nas redes sociais repudiando o estupro.
 
Com cartazes exibindo a frase “Nenhuma Mulher Merece Ser Estuprada”, personalidades políticas e membros de Organizações Não Governamentais dialogavam sobre o tema com quem passava pelo local. Militante feminista e coordenadora da ONG Coletivo Feminino Plural, a jornalista e cientista política Telia Negrão acredita que os dados da pesquisa constituem um elemento desafiador para a sociedade. “Precisamos desconstruir idéias, conceitos, a cultura que vê a mulher como propriedade do homem e responsável pela violência que sofre”, destacou.
 
Fátima defende a luta pelos direitos das mulheres. Foto: Bruna Fernanda Suptitz / SINDJORSRepresentando a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação no RS, Fátima Soares diz que a idéia da ação surgiu em apoio à jornalista Nana Queiróz que, após mobilizar uma campanha de repúdio à violência no facebook, recebeu ameaças de agressão e estupro. “Pretendemos desenvolver outras ações pela internet e também nas ruas”, informa.
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS se opõe a qualquer tipo de violência e discriminação motivada pelo gênero, incentivando a mobilização e o debate acerca de assuntos que atendam aos interesses da sociedade.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
 
Publicada em 04/04/2014 16:49


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.