Notícias


36º Congresso Nacional dos Jornalistas encerra com aprovação de teses gaúchas

Durante os quatro dias do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado de 2 a 5 de abril em Maceió, Alagoas, cerca de 500 congressistas, entre profissionais, estudantes de Jornalismo e palestrantes participaram das discussões de temas relacionados à comunicação.
 
Com o tema “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia”, os seis painéis e 12 oficinas e rodas de conversa, além das plenárias, suscitaram o debate sobre o jornalista e sua relação com a sociedade, sua contribuição na construção da democracia, na promoção da igualdade racial, na defesa da liberdade de expressão, dos direitos autorais, ética, relações de trabalho, formação sindical, regulação da comunicação e novas plataformas do Jornalismo.
 
A abertura, na noite do dia 2, contou com a conferência do sociólogo francês Dominiqe Wolton, uma das maiores referências na área de Comunicação na Europa, defensor intransigente da democratização da mídia. A partir do tema “Jornalismo para Humanizar a Comunicação”, ele falou das relações dos profissionais com as tecnologias e das dificuldades de ser jornalista num mundo saturado de informações.
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) esteve representado por seu presidente Milton Simas e comitiva de delegados eleitos no Congresso Estadual: José Nunes, Márcia Carvalho, Márcia Camarano e Robinson Estrásulas, além de Vera Daisy Barcellos como convidada pelo 1º Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Enjira) e Jeanice Ramos como delegada. Segunda vice-presidente da entidade, Vera Daisy participou como mediadora da mesa de debates do Enjira, que abriu a programação do congresso, e da roda de conversa “O Poder Feminino nas Redações” na tarde de sábado.
 
Entre as atividades do evento, a noite de sexta-feira, o pesquisador, professor e jornalista José Marques de Melo foi homenageado pela Fenaj por sua trajetória de contribuição com o desenvolvimento do jornalismo e com a organização da categoria. Na mesma ocasião foi realizado um ato público na Praia de Pajuçara, em memória das vítimas da ditadura militar.
 
No último dia dos trabalhos, a plenária final movimentou os delegados na apreciação de conteúdos relacionados à categoria. Foi aprovada a tese avulsa apresentada pelo SINDJORS, que propõe a realização de Encontros Estaduais e Nacionais de Jornalistas de Imagem. Com isso, o evento passa a integrar o calendário da Fenaj, que em 2015 será realizado no Rio Grande do Sul.
 
As três emendas aditivas às teses-guias, apresentadas pelo SINDJORS, também foram aprovadas. O texto da primeira trata das garantias da atuação jornalística disposta na tese “Democracia como garantia de igualdade e liberdade”. As outras duas, referentes à tese “Trabalho decente para os jornalistas”, tratam sobre concurso público e vinculação empregatícia e pedem o fim da precarização da prática jornalística e fiscalização por parte dos órgãos competentes.
 
O Estado de Goiás será a sede do próximo encontro nacional dos jornalistas, em 2016. Outras informações e notícias de todas as atividades do congresso podem ser conferidas na página 36congressojornalistas.com
 
 
Fonte: Imprensa SINDJORS com informações do 36CJ
Publicada em 07/04/2014 21:07


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.