Notícias


Ganho Real está presente em 97% das negociações coletivas do Rio Grande do Sul em 2013

O DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, através dos dados coletados pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-DIEESE) divulga o balanço dos reajustes salariais de 2013.
 
Mantendo a tendência dos últimos anos, os reajustes salariais em 2013 lograram em sua grande maioria resultados com a presença de ganhos reais. As negociações salariais realizadas no Rio Grande do Sul revelaram que 97% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores, ou seja, fixaram índices de reajustes superiores aos percentuais necessários à reposição de perdas salariais em cada data-base. Em 3,0% dos casos, o reajuste foi igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo IBGE. O resultado observado foi superior ao ano anterior quando 95,5% das categorias conseguiram ganho real.
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, juntamente com o apoio da categoria, conquistou aumento real de 1% para o piso da capital e 2% para o piso do interior, além do reajuste da inflação, na negociação coletiva de 2013. Estes índices representam avanço nos salários dos jornalistas do Estado e, mesmo com o entendimento de que os índices não contemplam as expectativas de toda a categoria, eles surgem num contexto de união do grupo. A campanha de negociação de 2014 já iniciou, com a pauta elaborada coletivamente com os colegas das redações. Nela o sindicato pede que o piso seja fixado em R$ 2.600,00, a reposição do INPC no período, que é de 5,12%, mais 6% de aumento real para todas as faixas salariais.
 
Perspectivas para 2014
 
Mantido o quadro econômico atual, de inflação na data base mais baixa neste 1º semestre em comparação com o mesmo semestre do ano passado, com baixas taxas de desemprego, variável fundamental no ambiente da negociação coletiva e manutenção ou crescimento da economia, é de se esperar para 2014 que os resultados das negociações coletivas continuem favoráveis para os trabalhadores.
 
 
Fonte: Imprensa/SINDJORS
Publicada em 08/04/2014 19:32


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.