Notícias


Redações em Porto Alegre criam o ‘Dia D por um Dissídio Digno’

Profissionais foram trabalhar trajando a camiseta da campanha de valorização da categoria (Fotos: Aqruivo pessoal)

Jornalistas de O Sul e da Rádio Guaíba inauguraram nesta quarta-feira, 20 de novembro, um evento que promete se repetir nas próximas semanas até que o patronato reconheça o valor dos jornalistas e acate as demandas da categoria.

O ‘Dia D por um Dissídio Digno’ fez com que vários profissionais dessas redações fossem trabalhar trajando a camiseta da campanha, que traz os dizeres "Sem Jornalista Não Tem Informação".

“Estamos fazendo uma provocação saudável, educada. Seguimos trabalhando normalmente, mas mostramos que estamos unidos e que acreditamos que merecemos melhores condições de trabalho e remuneração”, justifica a diagramadora de O Sul, Jaqueline Loreto.

A ideia de marcar um dia para que os jornalistas vestissem a camiseta surgiu a partir da constatação de que a contraproposta dos jornalistas para a Convenção Coletiva de Trabalho 2013 está nas mãos do patronato há mais de um mês sem uma manifestação oficial das entidades que representam as empresas.

“Vamos esperar até quando?”, provoca o presidente do Sindicato dos Jornlaistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJor/RS), Milton Simas, que acredita que a resposta deverá chegar ainda esta semana.

Caso não haja um retorno neste prazo, trabalhadores do Correio do Povo e Jornal do Comércio já estão mobilizados para o Dia D por um Dissídio Digno da quarta-feira que vem.

“A iniciativa de uma pessoa em usar a camiseta estimula outras a fazerem o mesmo, o que acaba contribuindo para uma maior divulgação da campanha de valorização, que é de suma importância”, defende a repórter da Rádio Guaíba, Camila Martins Kila.

Ato no parque da Redenção reforça a campanha

A organização dos jornalistas pela valorização da profissão e da categoria, que começou nas redes sociais em outubro, já ganhou as ruas quando dezenas de trabalhadores da imprensa gaúcha se reuniram em frente à sede do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (SindRádio) no dia em que o patronato convocou sua assembleia.

A vigília durou toda a manhã e marcou o retorno dos jornalistas às ruas. E no próximo final de semana, um novo capítulo dessa mobilização que já entrou para a história como uma das mais importantes no Estado. Um ato no parque Farroupilha convocado pelo SindJor/RS pretende explicar para a população em geral as penúrias pelas quais passam os profissionais da imprensa.

“Nós noticiamos paralisações e greves por melhores salários de professores, bancários, metalúrgicos, petroleiros e outras categorias, mas não temos e não conseguimos o mesmo espaço que é dedicado às outras profissões e às suas lutas”, lembra Simas.

O ato está marcado para as 10h da manhã em frente ao Monumento do Expedicionário. Na página da campanha no facebook os jornalistas podem confirmar presença, sugerir ações e debater iniciativas para multiplicar o impacto do movimento.

Publicada em 21/11/2013 12:27


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.