Sindicato dos Servidores de Caxias do Sul, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – Delegacia Regional da Serra – e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Comdim/Caxias se unem para promover o seminário As Múltiplas Faces da Violência Contra as Mulheres. A atividade será no dia 19 de novembro, às 8h30, no auditório do Sindiserv (Rua Carlos Giesen, 1217) e faz parte do movimento mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O seminário irá debater quatro eixos relevantes para a proteção e de direitos das mulheres, tais quais a Lei Maria da Penha, que será abordada pela advogada e escritora Mônica Montanari; Violência Psicológica, que será apresentada pela psicóloga e diretora do Sindiserv, Maria Marlene Faria; a Violência e Trabalho, será o tema do Gerente Regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte; e Mulheres no Poder a cargo da vereadora caxiense, com Denise Pessôa.
Para os proponentes do seminário, os temas que serão abordados estão na ordem do dia diante de uma realidade muito triste e que deve ser a preocupação não só de entidades sindicais, mas de toda a sociedade. O Brasil ocupa a 5º posição em um ranking global de assassinatos de mulheres, com 13 óbitos por dia.
No ano de 2013 foram mais de 4,7 mil mortes, a maioria das vítimas tinha entre 18 e 30 anos e mais de seis em cada 10 mulheres eram negras. Mais da metade dos assassinatos acontecem em ambientes familiares e são cometidos por alguém conhecido. Maridos, companheiros e ex-parceiros são responsáveis por um em cada três assassinatos de mulheres.
Outro dado que chama a atenção é que os crimes contra as mulheres têm caraterísticas diferentes. Enquanto sete de cada 10 homens são assassinados a tiro, a maioria das mulheres no Brasil é vítima de facas, objetos cortantes ou estrangulamento, o que indica, segundo a pesquisa, que não são ações premeditadas, mas crimes de ódio ou passionais.
16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
20 de novembro - Dia Nacional da consciência negra
25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres
29 de novembro - Dia Internacional dos Defensores dos Direitos da Mulher
1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à AIDS
10 de dezembro - O Dia Internacional dos Direitos Humanos
Publicada em 13/11/2015 16:33