Notícias


Mostra retrata cotidiano do negro no Estado

A 1ª Mostra Fotográfica de Arte Negra do Rio Grande do Sul enfileirou oito trabalhos de fotógrafos negros no saguão de entrada da Casa dos Bancários. A exposição é uma parceria entre o SindBancários, através do do Coletivo de Discriminação Étnica, e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros e do Núcleo de Jornalistas de Imagem. A exposição segue até o dia 23 de novembro.
 
Na abertura da Mostra, houve um encontro entre fotógrafo e modelo negro. Para ser mais preciso, foram dois. O primeiro dos encontros entre o fotógrafo Luís Pedro Fraga e do jovem estudante Mateus Garcia, 23 anos, ocorreu em 14 de agosto deste ano. Todo o dia 14 de cada mês Mateus participava do “Te vira Negão, te vira negona”, promovido pelo Movimento Quilombolista.
 
Não por acaso, o título da foto é “Atitude do Olhar”. Luís Pedro conta que avistou Mateus e viu no jovem uma fotografia pronta. Bastou pedir que olhasse para a câmara. “Vi aquele jovem de longe e percebi que tinha um olhar ali que eu precisava registrar. Me aproximei e perguntei se podia tirar a foto”, lembra Luís Pedro.
 
O clic saiu naturalmente numa foto aparentemente corriqueira, mas de grande expressividade e carregada de história. A foto conta um pedaço importante da vida do estudante de pré-vestibular que se prepara para ingressar na universidade. “Este é um ano de empoderação para mim. Este ano está sendo sensacional. Descobri minha beleza, minha beleza negra”, disse Mateus, que participou da abertura da mostra.
 
Para Paulo Corrêa, a fotografia e a arte plástica poderiam parecer duas impossibilidades. Afinal, ele perdeu o braço esquerdo em um acidente de moto em Pelotas, sua terra natal, no início dos anos 2000. A incapacidade era apenas visual. Paulo não vê problema em fotografar o que lhe sensibiliza, de explorar cada pedaço da foto.  Nem há problemas para segurar o pincel e pintar quadros. Muito menos para fazer suas esculturas e praticamente viver de sua arte.
 
Fotógrafo Paulo Corrêa participou da abertura da Mostra
Na Mostra, ele expôs “Encontro de Quilombolas”. Trata-se de uma imagem de duas gerações de quilombolas, foto em que um jovem e um velho conversam depois do almoço em São Lourenço do Sul, uma pausa nos debates de um encontro de quilombolas em 2008. A inspiração é em Pierre Verger, o antropólogo, etnólogo e fotógrafo francês, célebre por registrar o candomblé na Bahia nos anos 1960 e reconhecido por tornar históricos registros corriqueiros. “Depois do almoço, olhei a cena do garoto e do senhor negro. Eles estavam sentados conversando. Na hora pensei que aquela cena remetia a Pierre Verger”, sublinha.
 
Semana da Consciência Negra no SindBancários
A curadoria da 1ª Mostra Fotográfica de Arte Negra do RS ficou a cargo da jornalista e museóloga Jeanice Dias Ramos e do fotógrafo Luiz Ávila. “Gostaria de agradecer essa parceria do Sindicato dos Jornalistas e do SindBancários. Será a primeira de muitas. Esta é a primeira mostra. É importante abrirmos esses espaços para comunicadores e artistas negros, porque na grande mídia não há espaço”, ponderou Jeanice Ramos.
 
O diretor da Fetrafi-RS e organizador da Semana da Consciência Negra do SindBancários, Edison Moura, lembrou que a Semana da Consciência Negra segue até sexta-feira, 20/11, com a Marcha Zumbi dos Palmares, a partir das 17h. “Nosso objetivo é romper com o paradigma da vitimização. As realizações dos fotógrafos negros, os debates e filmes que promovemos e exibiremos na nossa programação são todos voltados para a exaltação da identidade do povo negro. As realizações dos fotógrafos negros é o primeiro passo da nossa Semana da Consciência Negra”, enumerou Edison.
 
Os fotógrafos
> Tiago da Rosa – “Um aposentado em seus aposentos” – 7/9/2015
> Jorge Euclides dos Santos – “Patrão do Piquete Lanceiros Negros” – 20/9/2015
> Leandro Machado – Sem título – PoA, 2013
> Porthus Junior – “Novos caxienses senegaleses” – 26/1/2015, Caxias do Sul     
> Paulo Corrêa – “Encontro dos Quilombolas” – Igreja de São Lourenço do Sul
> Ireno Jardim – “Evolução no samba” – 9/3/2014 – Sambódromo de PoA, Complexo Cultural Porto Seco
> Luís Pedro Fraga – “Atitude do olhar” – 14/8/2015 – Esquina Democrática PoA     
> Fernando Gomes – Lanceiro Negro – Setembro/2013, Porto Alegre
 
 
Fonte: Imprensa / SindBancários
Publicada em 18/11/2015 13:37


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.