Em defesa pela qualificação dos jornalistas que atuem em órgãos públicos e veículos de comunicação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul participou na noite de segunda-feira, dia 14, de sessão na Câmara de Vereadores de Tramandaí, no litoral norte. O presidente da entidade, Milton Simas, ocupou a tribuna livre para pedir que a casa legislativa observe e respeite a formação acadêmica para a contratação de profissionais da comunicação.
“Nossa defesa é para conscientizar da importância de que estes profissionais sejam diplomados, qualificados para o exercício da profissão e comprometidos com os valores éticos da carreira de jornalista, a fim de que os conteúdos por eles produzidos reflitam este comprometimento social que norteia a profissão”, declarou o presidente.
Em sua fala, Simas destacou o fato de que mesmo que ainda não tenha sido aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante a volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, tanto órgãos públicos como veículos de comunicação mantém a contratação de jornalistas diplomados pela já conhecida qualidade do serviço prestado.
A intervenção ocorreu porque a Câmara tem exigido somente o registro no Ministério do Trabalho, o qual pode ser obtido por quem não tem formação superior. Simas e o tesoureiro do SINDJORS, Robinson Estrásulas, foram recebidos pelo presidente do legislativo, vereador Flavio Corso Junior (PDT), que sinalizou com o compromisso de avaliar a questão apresentada pela entidade de classe.
Fonte: Imprensa/ SINDJORS
Publicada em 15/12/2015 18:55