As imagens do acervo do jornal Última Hora compõem uma exposição itinerante que chega a Porto Alegre no mês de janeiro. A inauguração é dia 29 de janeiro, às 19h, no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Andradas, 959, Centro de Porto Alegre), com visitação até 1º de abril, de terças a sábados, das 9h às 18h. Entrada franca.
A exposição “Última Hora: Imagens de um Acervo” apresenta ao público fotografias e ilustrações do jornal carioca fundado pelo jornalista Samuel Wainer, em 12 de junho de 1951. A mostra, que já passou por São Paulo e pelo Rio de Janeiro, encerra seu ciclo em Porto Alegre.
O Museu da Comunicação abriga a coletânea regional da Última Hora. Para receber a mostra, a área de exposição e o saguão de entrada estão recebendo pintura nova. Também a rede elétrica dessas áreas está sento recuperada. Este trabalho conta com apoio de um doador anônimo, que se sensibilizou com as necessidades da instituição ao ter conhecimento que ela abrigaria a exposição.
O jornal
O periódico consolidou uma trajetória extremamente marcante sob diversos aspectos, entre os quais sua linha editorial fundamentada no compromisso com a causa democrática e com a notícia. Introduziu no país uma imprensa mais popular na linguagem e na forma gráfica e circulava no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói, Curitiba, Campinas, Santos, Bauru e no ABC paulista.
Projeto
Com promoção da Associação de Amigos do Arquivo do Estado de São Paulo e patrocínio da Petrobras, a exposição faz parte de um projeto de recuperação do acervo do jornal, que pertence ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, composto por composto por uma coleção de jornais, 2.140 ilustrações originais (charges, caricaturas e desenhos), 600.000 negativos fotográficos em preto e branco e 166.000 ampliações fotográficas em gelatina e prata sobre papel.
Fonte: Comunicação/SINDJOR
Publicada em 13/01/2016 15:58