A FENAJ retomou em fevereiro a emissão das Carteiras Internacionais de Jornalista, que foi suspensa no final do ano passado por divergência com a Receita Federal, que quer cobrar imposto de importação. Os jornalistas interessados na carteira da Federação Internacional dos Jornalistas devem procurar o Sindicato dos Jornalistas de sua região ou estado.
Em função da divergência com a Receita Federal, a FENAJ ingressou na Justiça, que ainda não analisou o mérito da ação interposta para que a Carteira Internacional de Jornalista seja reconhecida como documento de identificação profissional, sem fins lucrativos, e, portanto, isento de imposto de importação.
"Ainda assim, para não prejudicar a categoria, a FENAJ retomou a importação das carteiras internacionais", informa a Federação em documento que foi encaminhado aos Sindicatos. As solicitações de carteiras da FIJ que já tinham sido enviadas para a FENAJ e que estavam pendentes já estão sendo encaminhada.
Os interessados em obter a carteira internacional de jornalista devem contatar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. É necessário ser sindicalizado e estar em dia com as mensalidades para a obtenção do documento.
Publicada em 07/03/2016 20:41