Notícias


Atividades do Sindicato dos Jornalistas na semana

 

Manifestação contra a discriminação racial, entrega de prêmio de Jornalismo e Grande Expediente em defesa da democracia foram algumas das atividades que contaram com a presença do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul nesta semana. Confira:
 
Ato da CUT-RS e entidades combate discriminação racial em Porto Alegre
 
   A CUT-RS, em parceria com vários sindicatos e entidades do movimento negro, promoveu no final da tarde de segunda-feira dia 21, manifestação alusiva ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O ato ocorreu na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre.
   Com o tema “Somos todos iguais, sem censura, sem racismo, sem violência. Contra o golpe, pela democracia e a garantia de direitos”, o objetivo foi chamar a atenção da sociedade, autoridades e imprensa para a discriminação contra a população negra no Estado.
   O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, Milton Simas, lembrou o caso de discriminação racial que aconteceu durante o Fórum Social Temático (FST), em janeiro deste ano, em Porto Alegre.
Sob a alegação de “atitude suspeita”, a Brigada Militar abordou o professor pernambucano Paulo Sérgio Medeiros Barbosa, no Parque da Redenção, impedindo a sua passagem em direção ao Auditório Araújo Viana, onde ministraria a sua palestra. Um grupo de ativistas presentes ao local pediu a sua liberação, garantida, segundo relatos, após a intervenção de um advogado.
   Durante a confusão, uma equipe de reportagem da TVE gravou imagens e sonoras com os envolvidos, tanto ativistas quanto policiais. Contudo, a matéria gerada não foi ao ar. “Por que a matéria não foi ao ar? Por que o governo do Estado engavetou o nosso pedido de audiência para tratar esse tema e até agora não nos deu resposta?” indagou, afirmando que “a TVE é uma televisão pública e nós não vamos compactuar com nenhum tipo de censura e discriminação”.
   A segunda vice-presidenta do SINDJORS, Vera Daisy Barcellos, também esteve presente no ato. Militante do movimento negro, ela chamou atenção para o fato de a população negra ser mais da metade do país e continuar sendo discriminada. “Tivemos alguns avanços nos últimos anos, mas precisamos muito mais. As mulheres negras são a parcela da população com os salários mais baixos”, destacou.
   A luta contra a discriminação racial vem de longe
   O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação.
   Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.
Com informações da CUT-RS e Sul21
 
Trabalho da imprensa reconhecido pelo V Prêmio ASDEP de Jornalismo
 
   A valorização do trabalho dos Delegados de Polícia e o fortalecimento do papel da imprensa livre, imparcial e independente deram a tônica aos discursos das autoridades presentes no V Prêmio ASDEP de Jornalismo, na noite da última terça-feira, 22 de março.
   “O troféu entregue hoje simboliza nosso agradecimento, porque através da notícia policial os senhores e senhoras nos auxiliam no combate ao crime. Isto porque a divulgação correta e responsável do nosso trabalho, através da imprensa, sem sombra de dúvida ajuda a inibir a prática de novos delitos e traz sensação de segurança à sociedade”, destacou a presidenta da ASDEP, Delegada Nadine Anflor.
   Milton Simas, presidente do Sindicato de Jornalistas do RS, reforçou o entendimento de que este é o momento de reafirmar o trabalho da imprensa. “Que o jornalista possa continuar fazendo seu papel com transparência, liberdade e imparcialidade”, declarou.
 
Foto: Divulgação
Segue a relação dos vencedores:
Melhor Fotografia
1º Lugar - Frederico Jorge Sehn, com a reportagem A elite da Polícia Civil no Vale do Taquari.
2º Lugar - Ronaldo Guilherme Bernardi, com a reportagem Policia derruba quadrilha de cafetões- traficantes.
3º Lugar - Álvaro Widal Henkes, com a reportagem Em nome da lei: profissão delegado
Melhor reportagem de Rádio
1º Lugar - Cid Martins, com reportagem: Operação policial combate tráfico internacional de armas e explosivos.
2º Lugar - Eduardo Matos, com a reportagem Caso Bernardo
3º Lugar - José Renato da Silva Andrade Ribeiro, com a reportagem Fabrica de golpes.
Melhor Reportagem de TV
1º Lugar - Roberta Salinet, com a reportagem O Caveirão da Morte
2º Lugar - Leonardo Bonesso, com a reportagem: Mediação Policial.
3º Lugar - Luciane Kohlmann, com a reportagem Exposição idealizada por Delegada.
Melhor reportagem de veículo Impresso
1º Lugar - Silvio Milani, com a reportagem Bandido Ostentação.
2º Lugar - Halder Ramos, com a reportagem: Essa terra tem lei
3º Lugar - Mauricio Tonetto e José Luís Costa, com a reportagem O homem de 12 prisões que é primário.
Com informações da ASDEP
 
Discurso na Assembleia Legislativa defende a democracia e a legalidade 
Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
   Com discurso intitulado “Em defesa da Democracia, da Legalidade e contra o Golpe", o deputado Edegar Pretto (PT) ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária de quarta-feira, dia 23, na Assembleia Legislativa.
   Ele criticou o que chamou de “demonização da política” e “investigação seletiva” contra nomes do partido e convocou a todos para ato em todo o país no dia 31 de março (quinta-feira). Em Porto Alegre, o encontro será na Esquina Democrática, às 17 horas.
   A convite do parlamentar, o Sindicato dos Jornalistas profissionais do Rio Grande do Sul participou da solenidade, reforçando sua posição em defesa da democracia. Manifestaram-se, em apartes, os deputados Stela Farias (PT), Juliano Roso (PCdoB), Regina Becker Fortunati (Rede) e Ibsen Pinheiro (PMDB).
Com informações da Assembleia Legislativa
 
Publicada em 24/03/2016 20:46


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.