As inscrições para a Oficina de Dramaturgia e Roteiro de Cinema do SindBancários estão abertas. As aulas devem iniciar na terça-feira, 19/4, na Casa dos Bancários. Serão 32 encontros de três horas cada, totalizando 96 horas. As aulas serão ministradas pelo ator, dramaturgo e cineasta Artur José Pinto às terças-feiras, das 18h às 21h, na Casa dos Bancários.
“A oficina pretende mostrar como criar histórias para serem encenadas. Como construir um texto para o teatro e um roteiro para cinema e TV. O participante terá a oportunidade de acessar a teoria da escritura cênica. Analisar as diferenças entre as diferentes mídias, inclusive com a literatura, e testar, na prática, a sua criação”, justifica Artur.
Segundo ele, a oficina irá cumprir um roteiro em que exercícios ajudarão a desenvolver a criatividade. Também serão abordadas técnicas para identificar uma ideia que possa ser trabalhada como uma boa história a ser contada ou encenada. O tema será livre à escolha do participante e será trabalhado ao longo das aulas.
“Um dos objetivos da oficina é ensejar a troca de experiências, entre os participantes e a formação de redes de relacionamento entre os novos criadores. Embora, muitas vezes, a tarefa de escrever seja solitária, o compartilhamento e a criação em grupos se mostram muito produtivos e enriquecedores”, explica Artur.
Oficina de Dramaturgia e Roteiro de Cinema
Valor do investimento
Bancários sindicalizados: R$ 200,00 por mês
Bancários não sindicalizados e público em geral: R$ 250,00 por mês
Jornalistas sindicalizados também têm desconto – conferir na inscrição.
Como se inscrever
Vá até a Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre) e procure o Atende Bem. Informações pelo (51) 3433.1200
Início e local das aulas
Terça-feira, 19/4, na Casa dos Bancários
Carga horária
Encontros de 3 horas às terças-feiras, das 18 às 21 horas.
Programa da oficina
1.a) Como surgem as ideias; b) Ação dramática, conflito, fábula; c) Narrativa cênica X narrativa literária; d) Argumento; e) Sinopse; f) Escaleta; g) Estrutura do roteiro; h) Estrutura do texto teatral; i) O problema dos gêneros; j) O personagem; k) O diálogo; l) Tempo e espaço ficcional; m) Ação, sequência e cena; n) Pontos de virada e os incidentes incitantes; o) A técnica que liberta a criação; p) Um bom final; q) Seminários; r) Bibliografia recomendada; s) Avant-première.
Perfil do ministrante
Artur José Pinto é dramaturgo, roteirista, diretor teatral, ator e produtor. A partir da especialização em Psicodrama, aprofundou-se em técnicas de Teatro Espontâneo, para elevar o coeficiente de espontaneidade e criatividade.
Fez curso de Criação Literária com Luiz Antônio de Assis Brasil; Criação de Roteiro, com Doc Comparato, entre outros. Iniciou sua trajetória nas artes cênicas em 1974. Como profissional, a partir de 1987.
Breve currículo como dramaturgo
OFF-LINE – Teatro adulto
QUE RAIO DE PROFESSORA SOU EU – Adaptação, teatro adulto
O ELEVADOR – Comédia
AMÉRICA CAFÉ – Teatro adulto – musical.
INIMIGAS ÍNTIMAS – Teatro adulto – comédia
AS FILHAS DE MARIA ANTONIETA – Teatro adulto
VERMELHOS, A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO – Teatro adulto
5º ANDAR POR FAVOR – Teatro adulto
HOMENS DE PERTO – Comédia
HOMENS DE PERTO 2 – Comédia
PRAZER EM CONHECER – Teatro Adulto
LUPI, O MUSICAL – Musical
A TURMA DO ARREPIO – TV MANCHETE – Série infantil
FORA DO AR – RBSTV
FILÉ DE BORBOLETA – RBSTV
Fonte: Imprensa SindBancários
Publicada em 18/04/2016 16:55