Notícias


Painel debate formação da opinião pública

A Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Caxias do Sul promoveu, nesta quinta-feira, dia 5, painel para debates em torno do tema “O Papel da Comunicação na Formação da Opinião Pública”. O encontro, que integra as comemorações do Dia e da Semana Municipal da Comunicação, teve a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS), Milton Simas, além de outras autoridades municipais e regionais.
 
Também nesta quinta-feira, no Espaço Cultural Mario Crosa, no subsolo do Legislativo municipal, foi inaugurada a mostra fotográfica “Um Mergulho no Inferno”, com imagens produzidas pelo fotojornalista Jorge Aguiar e pelo juiz Sidnei Brzuska. As fotos, sem legenda, demonstram as marcas deixadas nas paredes do Presídio Central de Porto Alegre e do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso. A mostra poderá ser visitada pela comunidade até o dia 13 de maio, das 8h30 às 18h.
 
Em sua manifestação, Simas atentou para o baixo número de trabalhadores brasileiros que têm acesso à internet. Conforme estudo recente, a estimativa de acesso é de apenas 15% da população. O restante, segundo ele, é orientado pelas opiniões divulgadas pelo que definiu como grande mídia, que monopolizam as informações e o mercado. O presidente confirmou para os dias 3 e 4 de junho, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a realização do Congresso Estadual de Jornalismo, que terá Ética no Jornalismo como tema.
 
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) estiveram representadas no painel. Alvaro Junior, coordenador do curso de Jornalismo da UCS, explicou que, embora tradicionalmente se conceitue a comunicação pública como sendo de origem dos órgãos constituídos, também é importante citá-la como advinda de rádios, jornais e televisões comunitárias. O professor propôs que seja incluída na grade curricular municipal a disciplina de Comunicação Pública. Felipe Martini, coordenador de curso na FSG, enalteceu a qualidade dos jornalistas em formação na cidade. Para ele, é necessário que o bom profissional seja também um bom intelectual orgânico, capaz de emitir opiniões.
 
Também participaram dos debates o presidente da Associação Riograndense de Imprensa/Serra Gaúcha (Ari/Serra), Paulo Cancian, o colunista do jornal Pioneiro, Ciro Fabres, o jornalista concursado da Câmara Municipal, Fábio Rausch, Márcio Schenatto, e o repórter da TV Caxias, e Roberto Hunoff, chefe da Assessoria de Comunicação Social do Legislativo.
 
O Dia e a Semana da Comunicação em Caxias do Sul constam da Lei Municipal 7.891/2014, que teve origem em indicação do vereador Jaison Barbosa (PDT). Ainda integram a Comissão de Legislação Participativa e Comunitária os vereadores Ana Corso (PT), Elói Frizzo (PSB) e Neri, O Carteiro (SD).
 
 

Fonte: Imprensa / Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Publicada em 06/05/2016 19:56


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.