Notícias


Sindicato retoma negociação salarial com representantes da patronal


A reunião realizada na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, na sede do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão (Sindirádio) marcou a retomada das negociações entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS) e o patronato, após um hiato de mais de um mês. O grupo de representantes das redações, que esteve reunido no sábado anterior, trabalhando na formulação de uma nova proposta, foi impedido de participar do encontro. Os dirigentes do Sindirário, Ari dos Santos, e do Sindijore (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas), André Jungblut, concordaram apenas em receber o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Milton Simas, o primeiro-secretário, Ludwig Larré, e o assessor jurídico, Antônio Carlos Porto. Diante dessa negativa, os demais jornalistas permaneceram em vigília, enquanto os dirigentes sindicais retomavam as tratativas para o acordo salarial de 2013, levando à mesa de negociação as propostas formuladas pela categoria.

A primeira proposta formulada pelos representantes das redações e colocada à mesa do patronato pleiteava reposição do INPC e aumento real de 2,5% para o piso do interior, 1,5% para o piso da capital e 1% para todos os demais salários até o teto de três pisos. Diante da resistência patronal a esses índices, com a argumentação de que a assembleia dos proprietários de veículos de comunicação já havia rejeitado proposta em patamar inferior a essa, Simas apresentou a segunda proposta construída pelos representantes das redações, com reposição do INPC e aumento real de 2% para o piso do interior, 1% para o piso da capital e 1% para todos os demais salários até o teto de três pisos.

A proposta apresentada anteriormente pelo patronato contemplava esses índices, deixando de atender o pleito de aumento real para os salários até 3 pisos, faixa na qual, de acordo com estudos apresentados pelo Grupo de Mobilização, com base em números disponibilizados pelo DIEESE, situa-se a maior parte dos jornalistas gaúchos. Como resultado do encontro, ficou acertado que, ainda na tarde desta terça-feira, o SINDJORS oficializará a proposta, e que o patronato reunirá, a partir da próxima semana, todos os seus filiados em assembleia para avaliar a possibilidade de acordo. Também ficou definido que, mesmo diante da negativa inicial em relação à primeira proposta apresentada no encontro, o SINDJORS encaminharia as duas opções para análise do patronato. “Este é um esforço do Sindicato para fechar o acordo. Nas últimas décadas, a entidade preocupou-se em conseguir reajustes superiores para o piso em relação aos demais salários. Com esta formatação de proposta, conseguimos ainda salvaguardar a possibilidade de um aumento real maior para os jornalistas do interior do estado. Assim que tivermos uma posição da patronal, convocaremos nova assembleia da categoria para avaliar o que nos for apresentado”, esclarece o presidente do SINDJORS, Milton Simas.


Fonte: Imprensa/SINDJORS

Publicada em 05/02/2014 00:00


Copyright © SINDJORS. Todos os Direitos Reservados.